VIVIAN BAUMKAUFF

A história por trás do conhecimento que eu quero dividir com vocês.

Meu nome é Vivian Wille-Baumkauff e eu moro em Barcelona, mas eu nasci Vivian Tavares, no Rio de Janeiro em 1977.

Meus pais se separaram quando eu era bem nova. 

Meu pai morava no norte do Brasil e a minha mãe no Rio de Janeiro (sudeste do brasil). 

Como vocês podem imaginar, viajávamos muito!

 Naquela época, éramos três irmãs (meu irmão veio um pouco depois) e entre as casas dos nossos pais, chegávamos a fazer 12 horas de viagem entre voos e escalas.

Por conta disso passávamos muito tempo sob os cuidados dos comissários de bordo e muitas vezes eu, que era a mais velha, viajava na cabine com os pilotos.

Essas memórias me marcaram tanto que eu decidi seguir a carreira de piloto. 

E para poder pagar meus estudos me formei em comissária de voo e me mudei pra São Paulo aos 18 anos de idade já com um emprego na antiga Transbrasil que faliu uns meses depois. 

Fiquei desempregada!

Na mesma época (sempre tive muita sorte e nunca desperdicei nenhuma oportunidade!) eu recebi uma bolsa de estudos para estudar alemão na Alemanha. 

Já tinha completado o curso de piloto privado e todas as horas de vôo necessárias para passar para comercial, mas mesmo assim algo me dizia: 

“Deixa tudo por aqui e vai!”

Não foi fácil! Demorei muito pra tomar essa decisão, o que não é normal pra mim. 

Depois de umas semanas, embarquei, sozinha, com só 20 anos nessa viagem que mudou completamente a minha vida!

Dois anos depois, e já estudando na Universidade de Heidelberg, fluente em alemão e pensando em finalizar os estudos que faltava da carreira de piloto (tinha sido chamada para acabar piloto comercial pela Lufthansa)…

…decidi passar um fim de semana em Barcelona e literalmente, me apaixonei… e não só pela cidade☺️

Uma vez mais, deixei tudo e me mudei.

Barcelona, que é uma cidade linda mas nada fácil, não me recebeu de braços abertos, por assim dizer.

A minha adaptação foi muito mais difícil do que na Alemanha. 

Por aqui é muito complicado fazer amigos de verdade, por ser uma cidade transitória para muitos, os amigos vêm e vão! 

Me sentia muito sozinha e ainda mais porque abri um bar com o meu namorado da época, que se transformou em um bar e um restaurante, em tão só 3 anos.

Os amigos de donos de bares, são amigos dos bares, por assim dizer…

Aos 25 anos de idade, eu era dona de 2 negócios estáveis e bem sucedidos mas que tinham consumido todos os minutos da minha vida durante esses 3 anos. 

Era hora de parar e fazer algo pra mim mesma. 

Decidi voltar a estudar! 

Uma amiga que estava acabando o primeiro ano da faculdade de sommelier na Universidade de Barcelona foi quem me inspirou (obrigada Oneka!). 

E eu notava que cada vez que eu ouvia alguém descrever um vinho, me dava ‘borboletas no estômago’ e os meus olhos se enchiam d’água de emoção, e isso era tudo o que eu queria ser capaz de fazer na vida. 

Mais uma vez, me meti de cabeça no mundo do conhecimento mas dessa vez, me afoguei! 

Mesmo depois de aprender a voar um avião (avioneta) e ser fluente em um idioma que é um pouco mais que complexo, fazer não um, mas dois negócios triunfarem, me senti completamente perdida nos primeiros meses de universidade. 

Sim, o mundo dos vinhos não é nada fácil, mas o que realmente me frustrava era a falta de material didático à disposição dos que querem aprender mais e isso pra mim foi traumático! 

Foram anos de procura por um material que tivesse tudo, ou quase tudo, procura essa que foi em vão.

Mas de tanto estudar materiais aleatórios… superei o trauma com uma nota final de 97% em teórica e 99% em degustação prática (nunca perdoei os professores por não terem me dado 100%). 

Mas não posso deixar de notar que mesmo hoje em dia, com a internet, sinto falta de um material completo e organizado para os que querem saber mais sobre esse mundo tão interessante como é o mundo do vinho e não se sintam tão perdidos! 

E no Brasil, muito mais perdidos ainda! 

Acho que por conta de não existir uma formação profissional especializada como um título universitário no Brasil, tem algumas poucas pessoas falando muito, e falando muito errado sobre vinho! 

Logo depois de acabar a universidade e me formar no instituto WSET, eu fui obrigada, de uma maneira inesperada e violenta, a deixar meus dois negócios pelo meu sócio e ex namorado😳

Depois de romper o nosso relacionamento, foi impossível uma convivência pacífica dentro do nosso estabelecimento de trabalho. 

Passei por um período de tristeza profunda e fiquei desesperada sem saber o que fazer profissionalmente!

Essa dor da perda do que eu gostava e sabia fazer me impulsionou a mudar completamente a minha vida!

Depois de alguns meses me recuperando, eu decidi me dedicar completamente ao mundo do vinho.

Comecei trabalhando como segundo sommelier em restaurantes gastronômicos com horas de trabalho infinitas e mal pagas e chefes abusivos (odiava!).

Chegando a ser Brand Ambassador de grupos vinícolas como LVMH (Louis Vuitton Moet Hennessy) e Codorníu, entre outros, por mais de 8 anos, até chegar aonde estou agora: 

Na minha própria loja de degustações em Barcelona para poder ensinar, diariamente, um pouco mais sobre vinhos às pessoas que vêm a Barcelona tanto a passeio como a trabalho. 

Depois de quase 4 anos de experiência na minha loja (além de mais 8 anos de experiência como sommelier) ensinando sobre degustação e harmonização de vinhos, tudo isso em inglês, e às vezes em espanhol, eu decidi embarcar nessa nova aventura: 

A de voltar a trabalhar em Português e para os Brasileiros.

Por isso, eu gostaria de compartilhar com você um “Guia Basico” onde eu resumi parte do meu aprendizado em degustação e harmonização de forma fácil, onde você pode colocar à partir de agora em prática sem precisar estudar por anos e anos.

Lembre-se: “Vinho bom é aquele que se toma acompanhado!”😉

E tenho algumas dicas para facilitar o seu processo de imersão nesse vasto universo da degustação e harmonização de vinhos:

  • Um passo além

Reserve um tempo para se tornar um overachiever!

Estude bem esse guia, é através dele que você irá começar a explorar muito bem o mundo dos vinhos.

  • Faça resumos

 

Procure ler com calma e resumir tudo em um caderno. Faça isso de tal maneira que você consiga explicar o conteúdo aprendido pra outra pessoa.

  • Assine meu canal no YouTube

 

https://www.youtube.com/channel/UCHHEXuw6EAVp_eVXdp22Vhg

Lá você encontra grandes sacadas no mundo dos vinhos.

  • Curta minha página do facebook

 

https://www.facebook.com/Vivian-Baumkauff-114249640022327

Conteúdo de qualidade direto na sua timeline

  • Siga meu perfil do Instagram

 

https://www.instagram.com/vivianbaumkauff

Dicas diárias sobre vinhos e bastidores do dia a dia de uma sommelier morando em Barcelona.

  • Crie um Clube de Vinhos só seu

 

Indique este livro pra outras pessoas e crie seu próprio Clube de Vinhos. Discutir aprendizado através da degustação de vinhos com amigos, colegas e pessoas próximas ajuda você a ir além.

BAIXE O SEU EBOOK AQUI

E saiba como sempre pedir o VINHO CERTO na ocasiao perfeita!

en_USEnglish